Nos últimos cinco anos, o associativismo em Santa Catarina tem ganhado força, especialmente entre as micro e pequenas empresas, que buscam unir forças para enfrentar desafios econômicos e crescer de forma sustentável. O número de associações e cooperativas no Estado tem aumentado consideravelmente, assim como o impacto positivo das redes para as empresas envolvidas.
"A experiência percebemos entre nossos associados é a de que, ao se unirem, eles conseguem reduzir custos, compartilhar conhecimento e acessar novos mercados. O associativismo, especialmente nos últimos anos, tem se mostrado uma grande oportunidade para fortalecer os negócios e, consequentemente, a economia local.", destacou o presidente da Associação Empresarial de Ituporanga (ACEI), Leandro Rossi.
Redução de custos operacionais, maior poder de negociação com fornecedores e um fortalecimento da marca no mercado, são alguns dos principais ganhos, independente do nicho nucleado, segundo avaliam as próprias entidades da rede. Além disso, a troca de experiências entre os associados e o compartilhamento de boas práticas possibilitam uma inovação constante, tornando as empresas mais competitivas.
“A parceria e a cooperação entre empresas também ampliam a capacidade de influenciar políticas públicas e regulamentações setoriais, criando um ambiente favorável ao crescimento conjunto. A união de empresas em Santa Catarina tem se mostrado uma estratégia eficaz para enfrentar a instabilidade econômica e conquistar novos horizontes”, completa Rossi.
Esse movimento reúne diversos núcleos que promovem o fortalecimento e a capacitação de diferentes setores da economia local. Entre eles, destacam-se o Núcleo de Cooperativas, que fomenta a colaboração entre os associados; o Núcleo de Contábeis, que apoia as empresas na gestão financeira; o Núcleo de Recursos Humanos, essencial para o desenvolvimento de talentos; o Núcleo de Jovens Empreendedores, que estimula a inovação e o empreendedorismo jovem; e o Núcleo da Mulher Empreendedora, que promove a inclusão e o empoderamento feminino no ambiente empresarial.
Os empreendedores que tiverem interesse em fazer parte do sistema e integrar um dos núcleos, podem entrar em contato com a ACEI através do WhatsApp (47) 3533-2343.